Submeter Ideia
Topo

Novo Espaço Justiça abre as portas à transparência, proximidade e conhecimento

Novo Espaço Justiça abre as portas à transparência, proximidade e conhecimento

Já está em funcionamento o renovado Espaço Justiça, localizado na entrada do Ministério da Justiça, na Praça de Comércio. Este espaço pretende dar continuidade a um modelo de maior proximidade da Justiça, alinhado com o Plano Justiça mais Próxima, e conta com novas áreas de exposição de produtos desenvolvidos nos Estabelecimentos Prisionais, uma área de transparência e indicadores da Justiça, bem como um espaço de atendimento com esclarecimento e encaminhamento dos Cidadãos para as diferentes temáticas na Justiça.

Nos ecrãs do espaço está agora disponível uma nova aplicação onde é possível visualizar as principais estatísticas de diferentes áreas na Justiça, desde o Orçamento até à execução do Plano de Ação Justiça mais Próxima e de medidas em curso. Esta ferramenta web está ainda disponível online.
Este é mais um passo em assegurar mais transparência na área da Justiça, ao disponibilizar informação regular, mais simples de compreender a todos os Cidadãos. Paralelamente a este quadro-resumo, estão também disponíveis os dashboards mais detalhados das medidas Simplex+ na Justiça, bem como do Plano Justiça mais Próxima.

Finalmente, e tendo como objetivo reforçar a comunicação das atividades dos Serviços Prisionais, nomeadamente nas áreas ocupacionais e de reinserção social, vários dos produtos fabricados nos estabelecimentos prisionais estão em exposição neste espaço. Do azeite ao vinho, trabalho em madeira, tapeçaria de Arraiolos, encadernação, faiança, são muitos os produtos que fazem parte de um projeto global para a profissionalização de competências adquiridas e determinantes para a Reinserção Social em que assenta o sistema penal português.
Ao dar ao recluso/trabalhador as competências técnicas necessárias e promovendo a imagem de mão-de-obra qualificada, o trabalho prisional, outrora entendido como mera ocupação terapêutica, assume um papel integrante e estruturante na sociedade de hoje, mostrando assim o trabalho de Reinserção Social realizado nos Estabelecimentos Prisionais (EP).

Este espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9.00 às 19.00.