Submeter Ideia
Topo

Centro de Crise para Vítimas de Violência Sexual

Centro de Crise para Vítimas de Violência Sexual

O novo ano começa com uma grande vitória.

Já a partir de 1 de janeiro de 2017 estará em funcionamento o Centro de Crise para Vítimas de Violência Sexual com sede em Lisboa.

Num protocolo assinado pelo Ministro Adjunto, pela Ministra da Justiça e pela Associação de Mulheres Contra a Violência, estipula-se não só a concretização financeira para a criação deste centro mas também o acompanhamento psicológico e apoio psicossocial individual para mulheres adultas e adolescentes vítimas de violência sexual.

«O silêncio e a invisibilidade não são aceitáveis, como não é aceitável a impunidade em crimes de violência sexual» – Foi assim que o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, sublinhou a importância deste passo.

Com este protocolo o Estado cumpre assim o compromisso, expresso no Programa do XXI Governo Constitucional (2015-2019), de «melhorar o sistema de proteção às vítimas de crime e pessoas em situação de risco, designadamente através do aprofundamento da prevenção e combate à violência de género e doméstica, na linha do que é definido na Convenção de Istambul.» –  Convenção de Istambul – Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica adotada em 11 de maio de 2011 e ratificada por Portugal em 2013.

Nas palavras da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, a resposta às vítimas de violência sexual precisa de uma «verdadeira rede articulada e especializada, tendo em vista a implementação de um modelo de intervenção integrado, coerente e abrangente, otimizando e articulando recursos».

Assegurando absoluta confidencialidade por parte de todos os envolvidos o protocolo agora assinado tem duração prevista de um ano, sendo revogável por igual período até ao limite máximo de três.

A Associação de Mulheres contra a Violência (AMCV) é uma organização não governamental (ONG) que há mais de 20 anos tem um papel ativo no combate à violência contra as mulheres, jovens e crianças. Uma associação reconhecida como perita e especializada na área da violência contra as mulheres a nível internacional, europeu e nacional. Veja aqui mais informações sobre a AMCV.