Submeter Ideia
Topo

Evento dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal vem reforçar exemplo de Portugal no compromisso da proteção do ser humano

Evento dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal vem reforçar exemplo de Portugal no compromisso da proteção do ser humano

No evento que marcou os 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal, que ontem decorreu em Coimbra, a Ministra da Justiça lembrou o papel de Portugal no incentivo ao abandono da pena de morte a nível internacional, nomeadamente, na votação das resoluções das Nações Unidas apelando a uma moratória global nas execuções.

“Numa época em que o mundo enfrenta desafios extremos, com exemplos claros de deterioração persistente dos direitos humanos, impõe-se a cada Estado individualmente e à comunidade internacional um efetivo compromisso no sentido da proteção do ser humano e dos direitos que lhe são inerentes.
A comunidade internacional tem um papel determinante incentivando os Estados que persistem na aplicação da pena de morte a abandoná-la definitivamente. Há que impedir a erosão do valor da via humana.”, salientou.

Na sessão presidida pelo Presidente da República, foi ainda inaugurada a exposição “Condenados à Pena Última”, que mostra o percurso que conduziu ao fim desta pena em Portugal. A exposição estará aberta até dia 30 de outubro, no Convento da Trindade, em Coimbra.

Intervenção da Ministra da Justiça

Fotos do Evento