Submeter Ideia
Topo

50 anos de Código Civil – Sabia que…?

50 anos de Código Civil – Sabia que…?

 

Em 1966, e depois de 22 anos de trabalho, surge o Código Civil.

Reunido num só livro estão, pela primeira vez, as várias leis que, então avulsas, regularizavam os vários atos dos cidadãos.

O atual Código Civil sofreu 68 alterações à versão inicial por força das necessárias adaptações aos desafios decorrentes das naturais mudanças na sociedade e na vivência dos seus destinatários.

Até 25 de maio, a exposição começa logo na rua porque é na rua que se reflete o Código Civil. A nossa interação em sociedade. Todos os dias praticamos atos refletidos no Código Civil.

Até ao final da exposição deixaremos aqui alguns detalhes sobre os 50 anos de história daquela que é considerada a maior obra legislativa do século XX lusófono.

 

Sabia que…

já em 1822, Vicente José Ferreira Cardozo da Costa, visualizou a necessidade de juntar essas várias leis avulsas? Jurista, magistrado, político e intelectual, autor de numerosas obras sobre temas de Direito e de política desenha, carregando idêntica simbologia à árvore da vida, a Árvore da Justiça Civil que regula todos os atos que nos definem como cidadãos inseridos numa sociedade – desde o nascimento até à morte.

De que melhor maneira se consegue explicar a origem e caminho a seguir no Direito? De forma inovadora este detalhado desenho reflete o que, ainda hoje, são as bases do Código Civil vigente.

 

A exposição estará no Espaço Justiça – Ministério da Justiça, Praça do Comércio, de 10 a 25 de maio, de Segunda a Sábado, das 10h às 18h – acesso gratuito.

Share