Submeter Ideia
Topo

Projeto Justiça para Todos já envolveu cerca de 1800 jovens

Projeto Justiça para Todos já envolveu cerca de 1800 jovens

O projeto Justiça para Tod@s, promovido pelo Instituto Padre António Vieira, com o Apoio do Ministério da Justiça, já envolveu mais de 2000 pessoas, entre jovens, Juízes, e advogados que têm participado desde que o projeto teve início, em novembro de 2016.

A iniciativa está agora na segunda fase, envolverá cerca de 2400 jovens inseridos em diferentes contextos. Os jovens trabalham, com o apoio de técnicos especialistas e de advogados e também com o apoio do Centro de Estudos Judiciários, na preparação de casos integrados em diferentes temáticas, incluindo bullying, tráfico de estupefacientes, violência no namoro, liberdade religiosa, de entre outros temas.

Na última sessão de simulação de julgamento, que decorreu no CEJ, esteve envolvido o Centro Educativo da Belavista. Esta é uma iniciativa central na promoção dos valores de cidadania e dos princípios democráticos, que se reveste de uma maior relevância em jovens num contexto mais sensível, com uma forte orientação para as melhores metodologias para a reinserção.

A sessão de dia 18 de abril contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que assistiu à sessão e que contou ainda com meios de comunicação social, numa iniciativa que visa reforçar a visibilidade destes projetos de inovação social.

Para dia 3 de maio está prevista uma nova simulação de julgamento, que contará com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e que decorrerá no Tribunal de Loures, com jovens da Escola Secundária Adelaide Cabette.

Mais Informação sobre o projeto – http://www.justicaparatodos.net/